Balanço de Fim de Ano – Quais lições emocionais seguirão com você?

Nessa época, muita gente decide fazer da saúde emocional e mental uma prioridade no ano que se aproxima. Se percebermos que esta melancolia perdura mais do que deveria e que nossas emoções estão precisando de cuidado, não podemos hesitar em buscar a psicoterapia.

Um psicólogo pode ajudar na validação dos nossos sentimentos e nos ajudar a repensar nossa vida, para que a simbologia do nascimento e da renovação, tão vívida durante o Natal, seja um bom ponto de partida para caminhos novos e mais felizes, através de escolhas assertivas e significativas.

Qualquer hora é certa para darmos este passo. Natal e Réveillon podem até servir de marco, mas lembremo-nos de que nossos ciclos pessoais podem abrir e fechar a qualquer momento, sem data pré-definida.

Dessa maneira, o balanço de fim de ano é um ótimo momento para acolhermos erros, revermos ideias, melhorarmos as habilidades emocionais, elaborarmos novos planos e darmos o primeiro passo na direção das tão desejadas mudanças.

Desejo que comecemos o Ano Novo abrindo-nos para emoções mais positivas e novas atitudes. Que tal nos afastarmos do que é reconhecidamente negativo para os nossos sentimentos e nos focarmos no que é de fato relevante para nossas vidas?

Gostaria de sugerir um exercício como reflexão, da minha colega psicóloga clínica Juliana Pintor (CRP 06/73552): vamos pegar uma folha de papel, dividir em 4 partes e escrever os seguintes títulos para cada uma delas: abandonar, manter, melhorar/aprimorar e adquirir/conquistar. Então, vamos escrever nossos objetivos para o próximo ano, baseando-nos nesse ano de 2021, em todas as áreas de nossa vida: espiritual, emocional, física, material, social e intelectual.

Treinar esse olhar – sobre o que de fato importa – pode fazer toda a diferença entre começar um ano qualquer ou iniciar o Ano Novo que realmente queremos e merecemos ter. Vamos viver nossa melhor versão todos os dias! Boas Festas!

Clique aqui para baixar o Exercício em PDF

 

REFERÊNCIAS:

https://psicoposts.com.br/

https://www.vittude.com/blog/compaixao-os-beneficios-de-desenvolver-um-olhar-compassivo-ao-outro

https://www.psicologajulianapintor.com.br/

*Texto revisado pela professora Vanessa Monzillo

0 0 votes
Dê uma nota
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments