O que é Musicoterapia?

Oi pessoal tudo bem? Estou muito feliz em poder compartilhar um pouco de conhecimento com vocês. Me chamo Larissa Grotti sou musicoterapeuta e estarei aqui em alguns momentos para contar um pouco sobre essa terapia tão eficiente e válida em várias áreas. Mas antes de conhecer melhor a musicoterapia, é importante entendermos como se iniciou o processo da utilização da música como terapia. Vale ressaltar que na própria Bíblia encontramos apontamento de que a música já oferecia benefícios ( I Samuel 16:23) .

Em tribos e em outras sociedades como Austrália, África, Ásia, Oceania, América e Europa a música era utilizada como elemento de cura.  Também foram encontrados escritos de Platão e Aristóteles da música como influência no comportamento humano.

No entanto, a Musicoterapia como profissão só veio surgir na I e II Guerra Mundial, quando um grupo de músicos iniciaram um trabalho voluntário para milhares de pessoas feridas. Estes músicos até então amadores, ajudaram muito no processo de traumas físicos e emocionais, criando interesse por parte da área médica para a necessidade de formação profissional na área. E então na década de 40 os primeiros cursos foram criados em universidades americanas.


Legal né? Mas como chegou ao Brasil? Bem, por aqui as coisas demoraram um pouquinho mais, somente em 1975 no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, aliás local esse na qual me formei, com a coordenação de grandes nomes como Cecília Conde, Dorys Hyer e Gabriela Silva o curso de graduação em Musicoterapia deu início a novas possibilidades dentro da saúde. A Musicoterapia iniciou com a prática mesmo que não fosse ainda como profissão como vimos através deste breve processo histórico, mas após todas essas conquistas a Musicoterapia só pode ser realizada por um profissional graduado ou pós-graduado na área, ok? Já entendemos como se ocorreu a origem, vamos falar um pouco sobre o que é então MUSICOTERAPIA?

 

Musicoterapia é uma ciência mediada pela relação de paciente-terapeuta através das experiências musicais. Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia de 1996 : “ Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas .A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento. (FEDERAÇÃO MUNDIAL DE MUSICOTERAPIA, 1996)

 

Em 2018 a UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia) divulgou a versão final do que é a definição de Musicoterapia:  “Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas.

A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários; evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidade”. (UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA, 2018).

Acho esses conceitos bem completos e vocês o que acharam?? Bom, na próxima vez que eu aparecer por aqui vou falar sobre os benefícios da Musicoterapia, para aos poucos irmos falando das atuações dentro de alguns quadros clínicos bem conhecidos. Espero que tenham gostado, um abraço apertado e muita música para vocês.

 

REFERÊNCIAS

UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia. 2018. Disponível em: https://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/.

BARCELLOS, Lia Rejane Mendes. Quaternos de Musicoterapia e Coda. Barcelona Publishers, 2016

5 1 vote
Dê uma nota
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments