Elementos de Design da Imagem Pessoal: quais são e o que significam?

Dizem que, no nosso subconsciente, existem respostas para muitos mistérios. Qual é a relação dos arquétipos e dos elementos de design com a nossa imagem pessoal? Descubra a seguir.

“Parte do inconsciente consiste, portanto, de uma profusão de pensamentos, imagens e impressões provisoriamente ocultos e que, apesar de terem sido perdidos, continuam a influenciar nossas mentes conscientes. Um homem desatento ou ‘distraído’ pode atravessar uma sala para buscar alguma coisa. Ele para, parecendo perplexo; esqueceu o que buscava. Suas mãos tateiam pelos objetos de uma mesa como se fosse um sonâmbulo; não se lembra do seu objetivo inicial, mas ainda se deixa, inconscientemente, guiar por ele. Percebe então o que queria. Foi o seu inconsciente que o ajudou a se lembrar”. (Jung, Carl. O homem e seus símbolos)

Você sabia que o nosso cérebro tem uma forma bem peculiar de interpretar as imagens que vê?

Na imagem pessoal, nos utilizamos de alguns elementos de design que são reconhecidos e decodificados por ele em forma de mensagens. Alguns de forma completamente primitiva e outros de maneira mais sofisticada.

Mas, antes de seguirmos adiante, você precisa entender o que são símbolos arquétipos ou arquetípicos. Vamos lá?!

SÍMBOLOS ARQUÉTIPOS: O QUE SÃO?

Foi Carl Jung, um psiquiatra e psicanalista suíço, quem estabeleceu as origens desse trabalho e deu o material de fundamento para a lista de arquétipos. Para ele, o inconsciente era parte individual e parte do coletivo. O setor secreto da mente seria um espaço herdado culturalmente que estimula nossa forma de ver o mundo e as experiências.

Desse modo, arquétipos são imagens primordiais presentes em nosso imaginário, que ajudam a explicar histórias passadas, vividas por outras gerações.

Jung afirmou que todas essas imagens são universais e perfeitamente reconhecíveis de qualquer lugar. Não existe barreira linguística ou social que possa impedir a grande massa de reconhecer esses fenômenos. Mesmo que não perceba, isso continua a ser vivido e repassado cultural e continuamente.

 

 

 

Vamos de exemplo para facilitar a compreensão. Observe a foto acima.

Quando vemos um círculo somos invadidos pela sensação de movimento e até de uma certa instabilidade. Ninguém nos disse que o círculo representa isso, mas algo no nosso inconsciente no faz saber que sim. É algo que é passado de geração em geração e que fica guardado no nosso subconsciente.

ELEMENTOS DE DESIGN: QUAIS SÃO, AFINAL?

Elementos de Design nada mais são do que arquétipos que são utilizados como ferramentas para criar significados e trazer clareza a determinadas ideias. São muito utilizados na área do design.

Mas, você deve estar se perguntando: “Brisa, o que isso tem a ver com imagem pessoal?”

E eu te digo: tem tudo a ver! Esses elementos são muito úteis na leitura e construção da nossa imagem pessoal. Inclusive, nós somos feitos desses elementos. Vemos linhas, formas, cores, textura e volume tanto no nosso rosto, como no nosso corpo.

Qual é o objetivo da imagem pessoal senão criar uma espécie de “design” a ser seguido pelo interessado(a) de modo a transmitir as imagens que ele(a) deseja ao mundo?

Desse modo, na imagem pessoal, nos utilizamos de 5 dos elementos de design mais importantes. Apesar de haver muitos outros elementos de design, focaremos apenas nesses. São eles:

  • LINHA

 

  • FORMA

Ainda como arquétipos de primeiro grau, as formas (por serem compostas por linhas) também são percebidas intuitivamente pelo nosso cérebro. Ficam em segundo lugar, pois são um tanto mais complexas que as linhas.

  • COR

A cor não é percebida da mesma forma que as linhas e as formas. A maneira que a percebemos não é tão instintiva, precisamos nos utilizar de um sistema neuronal mais sofisticado. Desse modo, ela é um arquétipo de segundo grau.

  • TEXTURA

A textura também é muito importante, pois pode nos causar sensações a depender da sua superfície. Ela pode também causar profundidade e/ou enfatizar algum elemento.

  • VOLUME

O volume é o espaço que existe em uma forma tridimensional. Apesar de estar em último lugar, também é muito importante.

Por hoje é só! Deixe-me ciente se você gostaria de saber mais sobre os significados dos diferentes elementos de design presentes em cada um desses itens.

Me siga no Instagram para mais conteúdos:
https://www.instagram.com/abrisaferreira/

Até a próxima!
Um abraço, Brisa.

0 0 votes
Dê uma nota
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments