Cartela de Cores: qual é a sua?

Você sabia que existem cores que realçam a sua beleza natural e outras que fazem justamente o contrário? Quer descobrir como isso acontece? Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

“Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também, eu as vejo florescer para mim e para você e penso comigo: “que mundo maravilhoso!”. Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas. O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite. E eu penso comigo: “que mundo maravilhoso!”. As cores do arco-íris, tão bonitas no céu, estão também nos rostos das pessoas que passam!” (Louis Armstrong)

Ah, as cores! Quem não se encanta ao se deparar com elas? Elas estão presentes em tudo e tornam a vida mais alegre e vibrante.

Mas, tome cuidado! Nem tudo são flores. Você sabia que elas têm o poder de realçar ou apagar a sua beleza natural?

Pois é! Existem cores que vão te acender e outras que vão fazer justamente o contrário. Então, se você quer usufruir dos benefícios das cores, precisará descobrir quais são aquelas que mais harmonizam com a sua pele. Observe esse conceito na prática na foto logo abaixo. Note como as cores suaves harmonizam muito mais com a pele do Gilson do que as cores vibrantes.

Eu sei que você deve estar se perguntando nesse exato momento: “Brisa, como descubro essas cores? Bem, já adianto que é necessário fazer um teste, mas vou falar sobre isso mais detalhadamente daqui a pouco. Antes, preciso te apresentar alguns conceitos relevantes para que você entenda todo esse conceito em sua plenitude.

MÉTODO SAZONAL EXPANDIDO

Esse método é a chave de tudo. É através dele que você vai descobrir quais são as suas melhores cores. Já tem um artigo aqui bem completo sobre o tema. Para acessar, é só clicar no link: https://danielmastral.com.br/voce-sabe-quais-sao-as-cores-que-mais-harmonizam-com-a-sua-beleza/. Eu recomendo que você o leia antes de prosseguir a leitura deste artigo.

Bem, dentro desse método, analisa-se as três dimensões da cor, que são: temperatura, intensidade e profundidade. Além disso, também se observa o contraste natural.

“Brisa, traduz, por favor?”

 Na temperatura, analisa-se se você harmoniza mais com cores quentes ou cores frias. As primeiras têm maior concentração de amarelo em sua composição, enquanto as últimas, de azul.

Na intensidade, observa-se se você fica melhor de cores intensas ou opacas. As primeiras são cores vivas, saturadas, sem qualquer tipo de mistura, são cores puras. Já as últimas são cores misturadas com cinza e/ou marrom, sem vivacidade, suaves.

Na profundidade, é verificado se você harmoniza mais com cores claras ou escuras. As primeiras são cores com maior adição de branco e as últimas, com maior adição de preto.

No vídeo acima, você conseguirá notar essas diferenças de forma bem clara.

Já o contraste pessoal é a diferença de tonalidade entre cabelo, sobrancelhas e olhos em relação à pele. Ele pode ser baixo, médio ou alto.

  • Baixo contraste: pouca diferença de tonalidade;
  • Médio contraste: diferença intermediária de tonalidade;
  • Alto contraste: muita diferença de tonalidade.

Observe exemplo dos diferentes tipos de contraste na foto abaixo. Fica mais fácil de visualizar em preto e branco.

Pois bem, após a análise de cada uma dessas dimensões é que se chega ao diagnóstico da sua cartela de cores.

QUAIS SÃO AS CARTELAS DE CORES?

Vamos agora adentrar no universo de cada uma das cartelas? De acordo com o Método Sazonal Expandido Studio Immagine (método que utilizo atualmente), existem 12 possibilidades de cartela dentro das quatro estações: outono, inverno, primavera e verão.

OUTONO

O outono tem como características: temperatura quente, intensidade suave e profundidade escura. Veja a seguir detalhes do que prevalece em cada uma das cartelas.

=> Outono Suave: tem a intensidade opaca como principal característica e sofre influência do Verão Suave. Desse modo, não é uma cartela puramente quente e possui algumas cores mais claras.

 

=> Outono Quente: tem a temperatura quente como principal característica e não sofre a influência de nenhuma das outras estações. É uma cartela de cores puramente quentes.

=> Outono Escuro: tem a profundidade escura como principal característica e sofre influência do Inverno Escuro. Sendo assim, não é uma cartela puramente quente.INVERNO

O inverno tem como características: temperatura fria, intensidade brilhante e profundidade escura. Veja a seguir detalhes do que prevalece em cada uma das cartelas.

=> Inverno Escuro: tem a profundidade escura como principal característica e sofre influência do Outono Escuro. Sendo assim, não é uma cartela puramente fria.
=> Inverno Frio: tem a temperatura fria como principal característica e não sofre a influência de nenhuma das outras estações. É uma cartela de cores puramente frias.

=> Inverno Brilhante: tem a intensidade brilhante como principal característica e sofre influência da Primavera Brilhante. Desse modo, não é uma cartela puramente fria e possui as cores mais vivas de todos os invernos.


PRIMAVERA

A primavera tem como características: temperatura quente, intensidade brilhante e profundidade clara. Veja a seguir detalhes do que prevalece em cada uma das cartelas.

=> Primavera Brilhante: tem a intensidade brilhante como principal característica e sofre influência do Inverno Brilhante. Desse modo, não é uma cartela puramente quente e apresenta algumas cores mais profundas.

 => Primavera Quente: tem a temperatura quente como principal característica e não sofre a influência de nenhuma das outras estações. É uma cartela de cores puramente quentes.

=> Primavera Clara: tem a profundidade clara como principal característica e sofre influência do Verão Claro. Sendo assim, não é uma cartela puramente quente.

 VERÃO

O verão tem como características: temperatura fria, intensidade suave e profundidade clara. Veja a seguir detalhes do que prevalece em cada uma das cartelas.

 => Verão Claro: tem a profundidade clara como principal característica e sofre influência da Primavera Clara. Sendo assim, não é uma cartela puramente fria.  => Verão Frio: tem a temperatura fria como principal característica e não sofre a influência de nenhuma das outras estações. É uma cartela de cores puramente frias.

=> Verão Suave: tem a intensidade suave como principal característica e sofre influência do Outono Suave. Desse modo, não é uma cartela puramente fria.

Muito interessante, não é?

COMO DESCUBRO QUAL É A MINHA CARTELA DE CORES, BRISA?

Para descobrir qual é a sua cartela de cores, você vai precisar fazer um teste de coloração pessoal, de preferência presencialmente com uma profissional consultora de cores.

Através da comparação de diferentes tecidos próximos do rosto, consegue-se chegar ao diagnóstico da sua cartela de cores. Nessa análise é medida a temperatura (você fica melhor de cores quentes ou frias?); a intensidade (você harmoniza mais com cores intensas ou opacas?); e a profundidade (você fica melhor de cores escuras ou claras?). Além do seu contraste pessoal.

Esse processo de autoconhecimento vai te permitir fazer escolhas assertivas em relação a cor de roupas, maquiagem, acessórios, tom de cabelo, inserir mais cores nos seus looks do dia a dia, aprender a harmonizar cores e muito mais.

Assista a esse vídeo para entender melhor como funciona o processo do teste:

Mas, e se eu não gostar das cores da minha cartela, Brisa?

Já te adianto que isso é muito difícil de acontecer. O máximo que pode acontecer é você não gostar de algumas cores ou não ter algumas cores que você goste muito nela. Neste último caso, não é necessário deixar de usá-las. Existem algumas técnicas que ajudam a neutralizar o efeito negativo da cor próxima ao rosto. Caso queira um artigo sobre isso, me informe.

ONDE ENCONTRO UMA CONSULTORA DE CORES?

Se você mora na cidade do Rio de Janeiro-RJ, eu sou a sua melhor opção. É só entrar em contato comigo para saber todos os detalhes da minha Consultoria de Cores: https://whats.link/abrisaferreira.

Tem descontinho especial para os meus queridos leitores aqui do Portal Daniel Mastral. É só se identificar como tal. 😉

Caso você seja de outra região, o meu conselho é que você procure uma consultora na sua localidade para fazer o teste de forma presencial.

FINALIZANDO…

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre as cartelas de cores e as suas características.
Fiquei curiosa para saber se você tem algum palpite sobre qual seja a sua cartela. Me conta nos comentários.
Por hoje é isso, nos vemos em breve.

Me siga no Instagram para mais conteúdos:
https://www.instagram.com/abrisaferreira/

Até a próxima!
Um abraço, Brisa.

5 1 vote
Dê uma nota
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments