Depressão, ansiedade e a fé.

Receber um diagnóstico de depressão e ansiedade não é fácil. Inicialmente você não quer acreditar que está passando por isso, depois você se culpa, se sente fraco por estar nessa situação.

Tudo o que eu mais precisava era de acolhimento, mas recebi isso de poucos.
A sociedade ainda não enxerga as doenças mentais com naturalidade, por isso invalida a medicina psiquiátrica, e cria teorias fantasiosas sobre as causas da doença.
No meio cristão a situação fica ainda mais crítica, pois a doença mental é atrelada a dois fatores: falta fé ou possessão demoníaca.

Se você prestar atenção nas programações dos grandes templos evangélicos, irá notar que o tema depressão está presente nos cultos e campanhas de libertação. Prometem a cura imediata, sem nenhum tipo de medicação. Tudo dependerá da sua fé, logo, se você não for curado o problema é com você. Será que eles realmente estão certos? Será que falta fé?

 

Posso te responder prontamente que não há nada de espiritual nisso, se assim fosse, não veríamos tantos líderes religiosos sofrendo com isso. Nos momentos mais difíceis que enfrentei, decorrente da depressão e da ansiedade, pude sentir minha fé sendo fortalecida e Deus me tirando do controle da minha vida, e a tomando de volta pra Ele. A fé para mim se tornou um recurso espiritual, para ser usado nos momentos de crises, seja através da oração, louvores ou leitura da palavra. Não deixei de fazer o tratamento na psiquiatria, nem de tomar remédios e fazer psicoterapia.

O nosso cérebro adoece como qualquer outro órgão do nosso corpo, por isso é importante cuidar da saúde mental e não ter medo ou preconceito em procurar ajuda.

0 0 votes
Dê uma nota
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments