A CURA PELO SOM – Sound Healing

O SOM é capaz de alterar o comportamento do cérebro, é importante entender que cérebro e mente são coisas diferentes, no entanto, o cérebro influencia diretamente no estado da mente, que é definida pela frequência com que pulsa.

As frequências interagem com o corpo físico por meio de ondas que fluem como correntes por ligações neurais.
Não é de hoje que sentimos a influência do som no nosso dia a dia. Seja por meio da música ou do som da própria natureza.
Aqui, há uma verdade empírica – o som de fato afeta a matéria.

Você com certeza já provou a sensação de euforia quando toca aquela sua música preferida, ou já sentiu paz e serenidade ao som de uma frequência zen e também pode experimentar a liberdade do som de um reggae e claro, há aquelas que nos entristecem, nos trazem sensações e lembranças ruins, tenho que especificar que neste sentido estamos tratando do som em forma de música, mas quero abranger nesta matéria, o som de forma geral.

Por trás de cada frequência, há uma vibração. Em matérias anteriores, aprendemos que TUDO O QUE ESTÁ VIVO, VIBRA. Tudo o que vibra está liberando um SOM que expande para o universo e retorna para si.
Assim como dedilhar as cordas de um violão produz frequências que são traduzidas como NOTAS MUSICAIS, também temos nossa própria frequência energética vibrando num tom de acordo com nosso estado de espírito. Essas frequências energéticas só podem ser ouvidas com a ajuda de um aparelho decodificador. O Todo, o Pai, o Criador, é o grande responsável por tocar essa grande orquestra vibrando sua própria canção em todos os seres, em todas as dimensões.

“Porque Dele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas, amém.” – Romanos 11:36

Considere que se você está vibrando (pois está vivo), você vibra um padrão, de acordo com a sua consciência e emoções.

Recentemente, publiquei na aba “HOLISMO” nos destaques do instagram, o som emitido por um girassol. É impressionante como naquele momento, ele vibra em estado de paz e tranquilidade.

É possível quase senti-lo voando em perfeita liberdade.
Entenda que:

A VIBRAÇÃO TEM SOM!

O SOM NA TERAPIA HOLÍSTICA:

Já quero começar quebrando TABU. Até porque, o nome TERAPIA HOLÍSTICA vem ganhando espaço no mercado e muitos têm se atraído por seguir nesse ramo, movidos por fama e ganância. No meu ponto de vista, há que se ter sensibilidade para tratar alguém usando métodos holísticos, é necessário um certo grau de AUTOCONHECIMENTO, praticamente um chamado.

Apenas quando o potencial de empatia e amor for despertado, poderemos ajudar no tratamento de outra pessoa e obter resultados significativos. Mas na história, quero recordar que isso já vem sendo utilizado desde o começo da raça humana. Nossos ancestrais usavam a natureza como método de cura, pois considerando a ciência na escala de evolução, a alopatia, é recente.

Os xamãs e curandeiros usavam o som para curar doenças, libertar de maus espíritos e atrair boas colheitas, entre outras coisas. E na terapia holística, também buscamos as maneiras mais naturais possíveis, para conseguir religar a conexão com o CRIADOR que com as experiências humanas, perdemos. E para isso, além de frequências elaboradas com finalidades específicas, também utilizamos o som do sino tibetano.

 

O SINO TIBETANO

Ser exposto ao som de um sino tibetano é uma viagem sonora. Não há literaturas suficientes para comprovar sua origem de mais de 3.000 anos. Seu uso foi difundido na asiática, e como já contei aqui, sou apaixonada por culturas para além dos nossos mares, estou sempre em busca do que pessoas e culturas diferentes podem agregar na minha experiência aqui, pois são as experiências que nos elevam e apenas elas, levaremos.
O sino tibetano é comum nas regiões do Nepal, China e Japão, mas foi usado em todo o mundo por incontáveis gerações.

Um detalhe interessante é que o SOM que vibra de uma tigela tibetana, é de cerca de 432 Hz, o mesmo som pode ser encontrado em qualquer coisa na natureza. Portanto, sábios e Yogis, consideram que este som é o SOM DA CRIAÇÃO. Aquele!!! Que hindus e budistas entoam para entrar no processo de conexão divina. É para eles muito mais que um mantra, pois o uso de palavras com sentimento, somado à pronúncia correta e a plena compreensão do seu significado, produz uma alteração energética.

“Aummmm” – conhecido popularmente como “OM”.

Ao tocar um sino tibetano um som com três frequências pode ser identificado pelos ouvidos mais sensíveis. O primeiro é chamado de FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL, e os outros dois, chamados de segundo e terceiro harmônico e conforme a variação de tamanhos, elas podem vibrar nos mesmos tons das 7 principais escalas musicais que conhecemos. Uma série de fatores podem influenciar o tom a ser ouvido, entre eles o tamanho do sino, espessura, peso e também a força da batida. Essa composição possui uma capacidade incrível de CURA FÍSICA, MENTAL E ESPIRITUAL. Abaixo, listei algumas formas de se beneficiar com essa “côha marrh liênda!”

1) NA MEDITAÇÃO – É um instrumento sagrado para a meditação, usado para trazer clareza ao espírito. Experimentos neurológicos trouxeram evidências de que as ondas cerebrais mudam quando expostas a sons que acalmam. O som produzido por um sino tibetano evoca e estimula os sentimentos mais profundos de espiritualidade.

Uma CURIOSIDADE – Os materiais usados para a confecção desses sinos, podem ter diferença de acordo com a região. Existem até SINOS FEITOS COM CRISTAL, mas em sua grande maioria são feitos de metais. Os da região do Tibet, são fabricados com até 12 tipos de metais, sendo o principal ingrediente o cobre que possui uns dos sons mais puros, que se espalham uniformemente por toda parte. Além claro, de ser um dos principais condutores de eletricidade… ENERGIA!!!! Por isso os efeitos sonoros que ele produz agem mais rapidamente nas ondas cerebrais. Fica aqui uma pergunta para pensarem:

Por que será que os fios de antenas, celulares, telefones e em geral, são fios de cobre encapados?

2) SOBRE O CORPO – Outra forma de utilizar o sino, é colocando-o sobre uma base específica no próprio corpo, onde deverá agir como um grande harmonizador, criando um efeito de bem-estar.

Quando o som flui através do nosso corpo, é capaz de causar um rearranjo molecular. Há combinações harmônicas que são interpretadas pelo nosso organismo como uma CHAVE PARA A RESTAURAÇÃO do equilíbrio interno. E são conhecidas como BINAURAL FREQUENCY.

A FREQUÊNCIA BINAURAL

Quando os sinais de duas frequências diferentes são apresentadas separadamente, um para cada ouvido, essa variação é detectada pelo cérebro que tenta sincronizar o funcionamento dos hemisférios direito e esquerdo. Isso foi descoberto através do pesquisador Heinrich W. Dove em 1839, portanto para quem acha  que tudo isso é “história da carochinha” da modernidade, está um tanto quanto atrasado em relação à ciência.

A sincronização dos hemisférios cerebrais, produzem um efeito super positivo no âmbito terapêutico. Uma pesquisa feita no hospital Monte Sinai em Nova Iorque, mostrou que o cérebro apresenta resultados positivos de acordo com a estimulação auditiva, pois o som atinge o subconsciente.

EVIDÊNCIAS NOS ESCRITOS BÍBLICOS

 

Há muitas evidências na bíblia, o livro mais vendido do mundo e cuja riqueza de sabedoria está nas entrelinhas dos textos que costumamos ler e entender de forma corriqueira.

Quem não se lembra de Davi tocando para Saul, quando este se sentia atormentado?

“Então, Saul, mandou dizer a Jessé que trouxesse Davi perante sua presença. Quando o espírito mau vinha, Davi tocava a harpa com sua mão e o espírito mau se retirava de Saul e este se sentia aliviado.”  I Samuel 16:22

Já parou para pensar que não se tratava de demônio? Pois ao que tudo indica, O Rei Saul sentia um mal estar, ele ficava consciente do seu estado de espírito durante a tormenta, mas sentia ALÍVIO e ficava MELHOR ao ser inundado pela frequência que a harpa produzia, ao ser tocada pelos dedos de um ungido (Separado, que conhece os mistérios divinos). A canalização de espíritos maus, não produz apenas alívio quando estes saem.  Mas o corpo físico fica desgastado, cansado, pois tem sua energia vital sugada. –  (Trecho bíblico – versão Almeida)

É muito bom contribuir para o crescimento e expansão da consciência de quem somos e que tipo de leis regem a nossa vida nessa experiência humana temporária.

Eu sou a Daiane Uechi, pesquisadora por natureza, e terna estudante e Terapeuta Holística.

Você pode me encontrar na rede social do Instagram – @daiuechi e em breve um canal com gotinhas de sabedoria ancestral para te ajudar no caminho do autoconhecimento.

Muito obrigada por ler até aqui.
Beijo, até mais

0 0 votos
Dê uma nota
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários